top of page

Voluntários inacianos no pragal

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, organizada em Lisboa, está a ser um evento de grande magnitude. O sucesso desta iniciativa não seria possível sem o esforço e dedicação dos voluntários que têm desempenhado um papel fundamental no auxílio aos peregrinos que vieram dos quatros cantos do mundo para participar no encontro do Papa Francisco com os jovens.


Os voluntários inacianos da Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica, em colaboração com outras paróquias da zona, estão a dar a melhor resposta no que diz respeito ao acolhimento de peregrinos em escolas da Margem Sul. Os peregrinos viajaram de países como Brasil, Moçambique, Estados Unidos da América, Bolívia e Polónia, para terem uma semana de comunhão entre eles, jovens de todo o mundo, e, como é claro, com o Papa.


Em exclusivo para os Jesuítas na JMJ, o jovem nomeado responsável pelos voluntários do Monte da Caparica falou do quão importante foi a seleção e organização de voluntários, mostrando-se muito satisfeito com os acontecimentos até ao momento.


“É uma questão de dizer sim, de abraçar aquilo que nos é dado e não voltar as costas. Se Deus nos dá uma oportunidade de participar na Sua graça, é abraçá-la logo, foi assim que me foi dada e vai ser assim para sempre. (…) Os meses que antecederam a Jornada foram de angariação de voluntários. Cada equipa tem a sua função e no fundo é coordenar se está tudo bem, se os recursos estão equilibrados, se há falta de mão de obra num lado, ou se há excesso de mão de obra no outro, é muito nesse sentido…” – Manuel Quintela



A experiência de voluntariado destes jovens passa pela distribuição de pequenos-almoços pelos locais onde os peregrinos estão alojados e outras tarefas relacionadas com a higiene dos estabelecimentos de acomodação. A Escola Secundária do Monte de Caparica é um dos locais que está a albergar peregrinos no distrito de Almada e, ao que tudo indica, os voluntários estão a gostar muito da experiência.


“Ser voluntária é ajudar nos pequenos-almoços, receber os peregrinos, ajudá-los a perceber onde é que eles vão, onde eles vão apanhar os transportes. (…) Sinto-me muito bem e estou a gostar muito de fazer o meu trabalho de voluntariado.” – Ili Gomes


Uma das assistentes operacionais da escola secundária deu ainda a sua opinião relativamente à realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa e reforçou a importância que este evento pode ter sobre o modo de estar dos jovens.


“No mundo em que vivemos, os jovens são mais violentos e este tipo de evento pode sensibiliza-los e ajudá-los a escolherem melhores caminhos.” – Helena Oliveira


Com um olhar direto na experiência do peregrino, abordamos uma jovem brasileira da juventude scalabriniana do Rio Grande que fala da forma acolhedora como foram recebidos em Portugal e aponta para o evento que anseia marcar presença, durante o encontro com o Papa em Lisboa. – Chaiane Marcante


“Fomos extremamente bem recebidos e acolhidos desde o primeiro dia e está a ser uma experiência incrível. (…) A nossa grande expectativa é o momento da vigília. Aguardamos ansiosamente e animadamente por esse momento., acredito que vai ser o ponto alto da Jornada.”


Na Jornada Mundial da Juventude, o voluntariado desempenha um papel crucial para garantir o sucesso e enriquecimento da experiência dos peregrinos. Entre os voluntários dedicados no Monte da Caparica, destaca-se a presença inspiradora do jesuíta José Maria Caldeira Ribeiro. Com o seu espírito altruísta tem oferecido um apoio inestimável às equipas organizadoras e aos peregrinos ao longo do evento.

A abnegação e compromisso refletem o verdadeiro espírito da JMJ, revelando assim que o voluntariado é uma manifestação autêntica do amor ao próximo e da vontade de servir. Ao oferecer tempo e esforço, estes voluntários criaram um ambiente acolhedor e caloroso, onde cada peregrino se sente acolhido e cuidado.

A presença ativa dos voluntários não só facilita a logística do evento, como também transmite uma mensagem de esperança para as gerações futuras.





0 comentário
bottom of page