top of page

Papa vai encontrar-se com os jesuítas portugueses

Foi conhecido há momentos o programa oficial da visita do Papa a Portugal. Francisco estará em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas fará uma visita de Estado de cinco dias ao nosso país, onde terá um vasto e intenso programa, de onde constam oito discursos, duas homilias, duas orações e uma breve saudação. Entre esses encontros, está um encontro privado com os jesuítas portugueses que acontecerá no sábado, dia 5, às 18h, no Colégio de S. João de Brito.


O Papa chegará a Lisboa no dia 2, segundo dia da Jornada, dedicando o primeiro dia a encontros com as entidades de Estado, como o Presidente da República e o primeiro-ministro. Celebrará ainda vésperas com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e agentes pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos.


No segundo dia da visita, dia 3 de agosto, terá um encontro com os Jovens Universitários, na Universidade Católica Portuguesa, da parte da manhã, e depois seguirá para Cascais onde visitará a sede do Scholas Occurrentes, fundação pontifícia por si criada quando era arcebispo de Buenos Aires. O programa oficial da Jornada com a presença do Papa arranca nessa tarde com a Cerimónia de Acolhimento, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).

Na sexta-feira, dia 4 de agosto, irá confessar alguns jovens da JMJ, na Praça do Império e terá um encontro com os representantes de alguns Centros de Assistência Socio-Caritativa, no Centro Paroquial de Serafina. Francisco almoçará com jovens na Nunciatura Apostólica. O final do dia será marcado pela Via-Sacra com os jovens, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).


No sábado, o Santo Padre irá a Fátima, onde fará a recitação do terço com os jovens doentes. Será nessa tarde que Francisco terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito, em Lisboa. Este encontro do Papa, também ele jesuíta, com os seus companheiros locais já costuma fazer parte da agenda do Papa nas suas viagens ao estrangeiro. Nessa noite será a vigília do Santo Padre com os jovens, um dos momentos mais emblemáticos da JMJ, e que levará muitos milhares até ao Campo da Graça, no Parque Tejo.


O último dia da estadia de Francisco em Portugal começará com a Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, no Campo da Graça (Parque Tejo), seguindo-se um encontro com os voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés. A cerimónia de despedida decorrerá na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page