top of page

Papa Francisco encontrou-se com os jesuítas portugueses

O Papa Francisco encontrou-se esta tarde com os jesuítas da Província Portuguesa da Companhia de Jesus. O encontro privado decorreu na capela do Colégio S. João de Brito, em Lisboa, e contou com a presença de mais de 90 jesuítas portugueses.


Tratou-se de um encontro fraterno entre irmãos que partilham a mesma família religiosa, como é habitual acontecer em todas as viagens apostólicas do Santo Padre, uma vez que Francisco é também membro da Companhia de Jesus.


Recebido pelo Provincial dos Jesuítas, P. Miguel Almeida, sj e por P. João Sarmento, sj, o Santo Padre saiu do carro para abençoar a estátua de S. João de Brito, esculpida recentemente por P. João Sarmento, sj. Antes ainda deste momento, o Papa abençoou algumas crianças doentes que se encontravam à entrada do colégio.



O encontro teve a duração de mais de uma hora, onde após uma breve apresentação da Província o papa respondeu às perguntas colocadas pelos jesuítas e terminou com uma pequena oração e uma fotografia de grupo.


Os jesuítas portugueses ofereceram vários presentes ao Santo Padre: um livro sobre a história da Companhia de Jesus, da autoria de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais; um livro de fotografia do jesuíta Paulo Teia, sj; uma imagem da Sagrada Família da autoria do P. Vasco Pinto Magalhães, sj; e um livro com as imagens do P. Nuno Branco, sj e textos do P. Nuno Tovar de Lemos, sj, que marcaram a Via Sacra de ontem na Colina do Encontro.


O conteúdo da conversa do Santo Padre com os jesuítas deverá ser publicado na revista dos jesuítas italianos: La Civiltà Cattolica, pelo seu diretor o P. Antonio Spadaro.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page