top of page

Jovens de todo o mundo rezam JMJ Lisboa 2023 com aplicação oficial de oração do Papa

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e a Rede Mundial de Oração do Papa assinaram um protocolo de colaboração que prevê que o Click To Pray, a aplicação oficial de oração do Papa, seja uma das plataformas de oração da JMJ Lisboa 2023, à semelhança do que aconteceu na Jornada Mundial da Juventude no Panamá, em 2019.


No âmbito desta colaboração, o Click To Pray irá disponibilizar, de 30 de julho a 6 de agosto, três meditações diárias para que os jovens de todo o mundo possam rezar com e pela JMJ Lisboa 2023 (em formato de texto e áudio). As mesmas meditações estarão também disponíveis na aplicação oficial da JMJ Lisboa 2023, seguindo o itinerário de oração definido pela equipa de espiritualidade.


Desta forma, será possível alargar a comunidade de oração da JMJ Lisboa 2023, uma vez que a aplicação Click To Pray, disponível em sete idiomas (português, inglês, italiano, francês, alemão e chinês tradicional), pode ser utilizada pelos jovens presentes no encontro, mas também pelos que não podem estar fisicamente presentes, mas pretendem estar unidos espiritualmente à JMJ e rezar em união com o Papa Francisco e com todos os peregrinos. Para além de acederem às orações de cada dia, os jovens podem também rezar em rede, colocando as suas intenções de oração no mural de intenções do Click To Pray.


Ao abrigo deste protocolo, a Rede Mundial de Oração do Papa coloca também ao serviço da JMJ Lisboa 2023 o Click To Pray eRosary, uma aplicação digital gratuita, que ajuda e ensina a rezar o rosário pela paz, através de áudios e da apresentação da pedagogia dos Mistérios para cada dia. Esta plataforma disponibiliza materiais em cinco idiomas: espanhol, inglês, português, italiano e francês.


No âmbito desta parceria, a Fundação JMJ Lisboa 2023 compromete-se ainda a divulgar “O Vídeo do Papa para a JMJ Lisboa 2023”, realizado pela Rede de Oração do Papa, com o pedido de oração do Papa Francisco para os jovens que vão participar no encontro. O vídeo será divulgado em 23 idiomas pelos meios de comunicação da Rede Mundial de Oração do Papa e do Vatican Media e transmitido durante a Jornada Mundial da Juventude através dos canais de comunicação geridos pela equipa organizadora da JMJ Lisboa 2023.


Rede Mundial de Oração do Papa: A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) é uma Obra Pontifícia que tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos, através da oração e da ação, para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o Santo Padre expressa nas suas intenções mensais de oração. Está presente em 89 países e congrega mais de 22 milhões de católicos. Inclui uma seção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. www.oracaodopapa.va


Click To Pray: é a app de oração do Papa, uma plataforma multicanal da Rede Mundial de Oração do Papa. Para além de oferecer o perfil oficial de oração do Papa, Click To Pray oferece três momentos breves de oração para cada dia, que convidam a um encontro com Jesus e a rezar pelas intenções do Santo Padre. Cada oração é um convite a que cada um configure o coração com o coração de Jesus e se faça disponível para uma missão de compaixão pelo mundo. O Click To Pray é também uma comunidade digital de oração onde é possível cada um partilhar as suas intenções e rezar uns pelos outros. É uma proposta para construir pontes entre gerações, onde todos rezam juntos. As diferentes propostas para aprofundar a oração estão disponíveis no site, aplicação, newsletter e nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. www.clicktopray.org


O Vídeo do Papa é uma iniciativa oficial de alcance global que tem como objetivo difundir as intenções de oração mensais do Santo Padre. É desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração). Desde 2016, O Vídeo do Papa teve mais de 185 milhões de visualizações em todas as redes sociais do Vaticano, foi traduzido para mais de 23 idiomas e tem cobertura da imprensa em 114 países. Este vídeo foi produzido e realizado pela equipe do O Vídeo do Papa da Rede Mundial de Oração, com o apoio do Vatican Media. www.videodopapa.org


Sobre a Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa. A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page