top of page

Jesuítas lançam MAGIS 2023

A Companhia de Jesus lança hoje, em todo o mundo, o MAGIS 2023, programa inaciano que antecederá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa. O anúncio foi feito às 15h, nas redes sociais, com a apresentação da imagem e do lema do encontro que juntará milhares de jovens em Portugal na semana anterior à jornada. A data do MAGIS será anunciada daqui a uma semana, quando for conhecido o dia de início da JMJ. Este anúncio coincide com o dia em que o Papa Francisco revelou a sua mensagem para a JMJ deste ano que terá lugar a 21 de novembro na Solenidade de Cristo Rei.


Na data em que se assinala o aniversário da fundação da Companhia de Jesus (27 de setembro), os jesuítas fazem o lançamento oficial do programa que terá lugar nos 10 dias anteriores à JMJ e envolverá milhares de jovens ligados aos jesuítas, entre os 18 e os 30 anos. O tema escolhido para o encontro será: “Criar um futuro cheio de esperança”, e é inspirado numa das quatro Preferências Apostólicas Universais, as orientações apostólicas da Companhia para o decénio 2019-2029, mais concretamente na terceira preferência: “Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança”. Uma vez que a Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Lisboa, como anunciou no Panamá o Papa Francisco, cabe ao país anfitrião a dinamização do MAGIS, neste caso à Província Portuguesa da Companhia de Jesus.


Durante estes dias, a juventude inaciana de vários países integrará várias experiências, que ajudarão a refletir, partilhar e celebrar em conjunto a preparação para a JMJ 2023. Um convite a experimentar as alegrias e angústias de tantas pessoas, possível graças à diversidade de tantos participantes e a experimentar a presença no coração de cada um de um desejo partilhado de sociedades mais justas capazes de oferecer possibilidades mais sustentáveis e geradoras de vida. São experiências que põem os jovens em contacto com o sonho de Deus para a humanidade e que pretendem despertar neles aspirações e determinação, movidos e suportados pelo Espírito de Jesus, para alcançar vidas de serviço comprometidas em criar um futuro cheio de esperança.




Este programa mundial aconteceu pela primeira vez em 1997, em França, mas foi em 2005, na Alemanha, que ganhou o nome e se tornou num encontro oficial, que se veio a repetir nos anos seguintes. Alguns anos depois, em 2011, em Espanha, contou com a presença de milhares de participantes vindos de 50 países diferentes e foi nesse ano que adquiriu a sua forma atual.


Sendo Portugal o país anfitrião do MAGIS, a imagem do encontro reflecte a bandeira portuguesa com as suas quinas, que representam Portugal e remetem para as chagas de Cristo; o azul evoca o mar português, tão querido à memória coletiva, e coloca o MAGIS e os seus peregrinos sob o manto de Nossa Senhora, Rainha de Portugal e Mãe da Companhia de Jesus. As ondas dos A – que se destacam no logo – remetem para o imaginário português e jesuíta da abertura a novos mares e horizontes, de diálogo entre culturas e tradições, da curiosidade do encontro, da alegria das vidas partilhadas.




Para aceder às redes do MAGIS:

Instagram/ Facebook / Twitter: @magis2023_official

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page