top of page

MAGIS 2023: pré-jornada dos jesuítas arranca dia 22

Os Jesuítas darão início à sua pré-jornada já no sábado, dia 22, com o arranque do MAGIS 2023, que trará a Lisboa cerca de dois mil jovens, entre os 18 e os 35 anos, ligados à Companhia de Jesus, oriundos de 82 países. Depois desta atividade de dez dias que serve de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os jovens juntar-se-ão aos milhares de peregrinos que estão inscritos para o encontro com o Papa Francisco.


O início desta atividade que precede em dez dias a Jornada Mundial da Juventude decorrerá na grande Vila MAGIS, instalada no Colégio S. João de Brito, onde os jovens começarão a chegar já no final da semana, e contará com um espectáculo de abertura e uma missa presidida pelo Provincial dos Jesuítas em Portugal, P. Miguel Almeida SJ. No dia 24, partirão para todas as dioceses de Portugal e algumas zonas de Espanha para seis dias de experiências MAGIS, uma proposta inaciana que se destina a grupos de 20 a 30 jovens adultos de pelo menos três nacionalidades diferentes. Nas 80 experiências (51 em Portugal e 29 em Espanha) pretende-se envolver os peregrinos de uma forma simples num contexto concreto e local, fomentando a criação de comunidade, focando numa de cinco dimensões: Ecologia e Meio Ambiente; Fé e Espiritualidade; Arte e Cultura; Peregrinação e Caminho; Solidariedade e Serviço. Da reabilitação e recuperação de bairros carenciados à descoberta da profundidade da oração através do corpo e da dança, muitas são as possibilidades de contacto para este desenvolvimento da comunidade. Estes seis dias têm, ainda, um potencial transformador muito profundo, pois envolvem participação, reflexão e experiência espiritual e, tal como dita o lema do MAGIS 2023, permitem aspirar à “criação de um futuro cheio de esperança”.


No final desta semana de contacto com a realidade social e cultural portuguesa e espanhola, os peregrinos regressarão à Vila MAGIS onde partilharão entre si as suas experiências, participarão em vários workshops intitulados “Bring up your talents”, e no dia 30 integrarão o grande Festival das Nações, um espectáculo que terá uma apresentação da cultura de cada delegação.


O MAGIS 2023 terminará com a transição para a JMJ, feita através da Missa de Envio, presidida pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, P. Arturo Sosa SJ, que terá ainda um encontro com os jovens para os escutar e dirigir algumas palavras. Este final do MAGIS será no dia 31 de julho, coincidentemente, o dia em que a Igreja celebra a Festa de Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas.


Esta celebração final, que acontecerá no Colégio S. João de Brito às 12h00, não será apenas dirigida aos peregrinos do MAGIS mas será aberta também a todas as pessoas que estão ligadaos à espiritualidade inaciana bem como aos colaboradores da Província Portuguesa da Companhia de Jesus que se quiserem juntar.

Além dos jovens que vêm ao MAGIS, participarão na JMJ os jovens ligados aos jesuítas através dos dois colégios da Companhia de Jesus, dos movimentos de campos de férias CAMTIL, Campinácios e Gambozinos, de três paróquias confiadas à Companhia de Jesus e dos centros universitários. Uma vez que a participação na Jornada não tem idade limite, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus mobilizou também os adultos ligados às suas organizações para participarem nas celebrações finais com o Papa Francisco, bem como outros pequenos grupos. Das outras províncias da Companhia de Jesus no mundo virão ainda outros adultos para participar neste grande encontro com o Papa Francisco. No total, serão mais de 4200 participantes integrados na família inaciana.


A Companhia de Jesus está também a colaborar com a organização da JMJ Lisboa 2023, disponibilizando um programa cultural e espiritual que integrará o Festival da Juventude, conjunto de propostas para os peregrinos que pretende encher a cidade de Lisboa de alegria e cultura. Assim, entre os dias 1 e 5 de agosto, no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, os jesuítas dinamizarão o Largo da Misericórdia, espaço que estará aberto ao mundo inteiro a partir do coração da cidade e que decorre de uma parceria entre a Companhia de Jesus e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A programação final destes quatro dias será divulgada na sexta-feira, dia 21.


Conheça aqui o programa do MAGIS

Conheça aqui a imagem do LARGO DA MISERICÓRDIA


2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page