top of page

Há Companhia para ir à JMJ!

Temos pela frente um ano muito desafiante e, por isso, muito fecundo. Portugal vai receber a JMJ 2023, um acontecimento único no nosso país e que vai mobilizar a Igreja inteira. Esperam-se mais de um milhão de pessoas vindas de todo o mundo que se congregam ao redor da mesma esperança e se reúnem para celebrar a fé, na alegria do amor.


É uma oportunidade única para mostrar aos jovens a Igreja como um lugar de confiança onde cada um tem lugar. Um lugar de encontro com Jesus e com tantos outros que vivem a mesma procura de um mundo mais justo.


Como Companhia, queremos associar-nos a este encontro, reforçando a pertença ao Corpo que é a Igreja a partir do nosso carisma e modo de proceder. Por isso, desafiámos todas as obras inacianas ligadas à nossa Província que trabalham com a juventude a participar na JMJ, convidando e encorajando todos os jovens a elas ligadas a aderir com entusiasmo a este encontro.


Será um Verão muito diferente daquilo a que estamos habituados, que vai exigir muito de nós, mas é, sem dúvida, uma oportunidade que não só não pode ser perdida, como é preciso tirar o máximo partido dela. Poderão ser dias muito marcantes nas vidas de tanta gente, verdadeiro lugar de encontro e descoberta. É muito importante animarmo-nos uns aos outros e animarmos outros a fazer da JMJ a prioridade apostólica para este ano.


O Largo Trindade Coelho será o espaço da Companhia de Jesus durante os dias da JMJ. Teremos orações, exposições, visitas guiadas, concertos, acompanhamento, sacramentos, workshops, conferências, tudo várias línguas e a acontecerem simultaneamente, do dia 1 ao dia 4 de agosto.

O Largo Trindade Coelho será o espaço da Companhia de Jesus durante os dias da JMJ. Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, estamos a criar um programa espiritual, formativo e cultural, aberto a todos os peregrinos, que acontecerá nos vários espaços ao redor do Largo. Teremos orações, exposições, visitas guiadas, concertos, acompanhamento, sacramentos, workshops, conferências, tudo várias línguas e a acontecerem simultaneamente, do dia 1 ao dia 4 de agosto. São convidados a participar neste programa todos os que queiram preparar e oferecer alguma atividade.


Queremos também que este espaço seja um lugar de encontro informal. Para isso, abriremos o já habitual Magis Café, onde estarão sempre jesuítas, religiosas e leigos ligados à espiritualidade inaciana para receber as muitas pessoas que nos irão visitar naqueles dias.


O dia 5 de agosto será marcado pela peregrinação até ao Parque Tejo, lugar onde decorrerão as celebrações maiores: a Vigília de oração, na noite de dia 5, e a Missa de envio, no dia 6. Gostávamos que todos os peregrinos ligados à espiritualidade inaciana pudessem fazer juntos este caminho. Assim, todos serão convidados a encontrar-se no Largo Trindade Coelho e a peregrinar juntos.


Falta sempre pouco tempo para um acontecimento destes, por isso, vamos a isso!


As pré-inscrições para os participantes portugueses MAGIS 2023 já estão abertas e podem ser consultadas e preenchidas aqui.


Lá nos veremos!

PS – Hoje foi também lançada a nova página da pastoral juvenil dos jesuítas no instagram. Já conheces a página da Provoca.sj

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page